Mais 39,9 mil milhões kz para os contadores de água e electricidade

Começando pelo sector da electricidade, a ENDE confirmou que existem 688.119 contadores de energia de pré-pagamento instalados em todo País, mas existe um déficit de 1.218.775, o que em termos práticos significa que estão em funcionamento um pouco mais de 1/3 do projectado. Neste decreto presidencial, que não especifica o número de contadores que engloba, as propostas aprovadas estão distribuídas em 10 lotes e vão custar 22,3 mil milhões Kz.

Fonte: Expansão

Estes serão instalados em sete províncias, nomeadamente, Lunda, Bié Huambo, Namibe Huíla, Benguela, assim como Moxico, Lunda Norte e Sul. A estratégia de instalar contadores de energia passa por evitar que o valor da dívida à empresa, que ultrapassa os 220 mil milhões Kz, continue crescer à medida que novos consumidores entrem na rede eléctrica e permitir que a Empresa Nacional de Distribuição de Energia possa aumentas as receitas.

É uma forma de corrigir o “tiro” na distribuição de energia por pós-pagamento, que propicia acumulação de dívidas e esquemas que também prejudicam a qualidade de energia distribuída, apesar de exigir maior investimento no processo administrativo de pagamento. De acordo com os dados da ENDE, que o Expansão teve acesso, há 688.119 contadores de energia de pré-pagamento instalados em todo País, mas existe um déficit face aos objectivos da empresa de 1.218.775. Para a província de Luanda, que tem a maior número de clientes e o valor mais alto da dívida, as propostas aprovadas valem no total 14,6 mil milhões de Kz para instalar contadores dos centros de distribuição das Ingombotas, N”Gola Kiluanje, Kilamba Kiaxi e Viana.

OS contadores nestes quatro centros de distribuição vão ser fornecido e instalados pelo Consórcio Zhejiang Sunshine Industry – Holly Technology, (ver tabela). A Zhejiang Sunshine Industry é uma empresa chinesa que tem uma fábrica de contadores de energia e água no Pólo industrial de Viana, capaz de produzir 400 mil contadores de pré-pagamento por ano. Juntou-se à Holly Tecnology para garantir a empreitada fornecimento e instalação A empresa Hengye Electronics – Indústria, S.A, empresa chinesa que investiu 200 milhões USD numa fábrica na Zona Económica Especial, vai fornecer e instalar nas províncias do Bié, Huambo, Namibe, assim como Huíla e Benguela.

A empresa, que é subsidiária do grupo chinês, Zheijiang Hengye Electronics, duplicou a capacidade de produção anual em 2022 de 500 mil contadores de pré-pagamento energia e água de para um milhão. As outras três províncias que vão receber os contadores são Moxico e as Lundas Norte e Sul, e serão fornecidos pelas “mãos” da empresa China Road and Bridge Corporation – Sucursal Angola, que actua na área de construção civil no nosso país, o que pressupõe que vão comprar os contadores terceiros17,5 mil milhões para contadores de água.

O sistema de distribuição de água vai também tem as propostas de forncimentos e instalação de contadores de pré-pagamentos, que vão custar 17,5 mil milhões de Kz, a ser distribuídos em todo País. A província de Lunda vai receber mais de metade dos contadores a serem instalados nos municípios de Belas, Luanda, Icolo e Bengo, Cacuaco e Talatona.

O valor global no fornecimento e instalação destes contadores é de 17,5 mil milhões Kz. Os equipamentos vão ser distribuídos e instalados pela CMEC – China Machinary Enginering Corporation – Sucursal Angola, que está e esteve envolvida em várias obras no sector dos transportes e água no País e também pelo Consórcio Zhejiang Sunshine Industry – Suntront Tech Co. Limited.

O Consórcio Zhejiang Sunshine Industry – Suntront Tech Co. Limited vai distribuir também para as província do Uíge, Malanje, Bengo, Benguela, Cuanzas Norte e Sul, assim como, Namíbe, Moxico e Cunene, C. Cubango, Bié e Huambo e Cabinda. A empresa angolana OMATAPALO – Engenharia e Construção, que é uma espécie de cliente preferencial dos contratos públicos do governo, vai fornecer os contadores de pré-pagamento às províncias Lunda Norte, Lunda Sul e Huíla, onde tem as suas raízes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *